Publicado em: 21/01/2014 às 14:03

Raios matam 50 pessoas no Piauí; Esperantina está na lista

foto: reprodução

foto: reprodução

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou nesta segunda-feira os municípios piauienses com maiores incidências de raios neste período de chuvas.

Segundo o instituto, 57 pessoas morreram vítima de descarga elétrica no Estado no período de 2000 a 2012.

As duas cidades com maiores incidências de raios são Campo Largo do Piauí e Esperantina.

Atualmente morrem 130 pessoas vítimas de raios por ano no Brasil e cerca de 500 pessoas ficam feridas.

raiois esperantina

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou que caem no País 50 milhões de raios por ano. A explicação é geográfica: é o maior país da chamada zona tropical do planeta – área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades.

O raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. Em geral, quando os raios acontecem provocam um clarão e, logo em seguida, um barulho denominado trovão, devido ao deslocamento de ar.

As pessoas, na maioria das vezes, são atingidas por correntes indiretas que vêm, por exemplo, pelo chão. São raros os casos em que a pessoa é atingida diretamente por um raio e quase sempre ela morre imediatamente ou quando sobrevive, fica com graves sequelas.

Na natureza, as descargas elétricas riscam quilômetros de céu até atingir o solo, com uma voltagem de 100 milhões de volts. Comparando com uma tomada caseira, a voltagem é praticamente um milhão de vezes maior.

Yala Sena (com informações do INPE)

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados