Publicado em: 24/09/2015 às 11:04

Vereadora apresenta projeto de lei voltado para os cuidados da saúde do homem

11922866_476477192513062_8739355685490786817_oA vereadora Shammara Maria (PR) apresentou recentemente na Câmara Municipal de Batalha-PI, o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Saúde do Homem. O objetivo do projeto é conscientizar o homem a se preocupar mais com a saúde, pois a maioria deles só procura o médico quando já está com a doença em fase avançada.

O projeto de lei visa ainda esclarecer procedimentos médicos, muitas vezes distorcidos pela cultura do próprio homem, como é o caso do exame para detectar o câncer de próstata, uma das causas de morte entre o sexo masculino. Além de atentar para outras doenças, a Semana Municipal de Saúde do Homem também pretende difundir as consequências do uso de bebidas alcoólicas, cigarro e drogas e o que isso pode causar nas relações familiares, sociais e de trabalho.

A Semana Municipal da Saúde do Homem contemplará a realização de Simpósios, palestras, conferências, campanhas educativas e informativas sobre medicina preventiva, debates, atividades culturais, oficinas e exposições que tenham como tema a saúde do homem.

A Política Nacional de Saúde do Homem foi lançada no dia 27 de agosto de 2009 e tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa, do Ministério da Saúde, é uma resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada.

De acordo com números do Ministério da Saúde, dos óbitos registrados em 2005, 68% foram de homens, na faixa etária entre 20 e 59 anos. Embora o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tenha revelado que a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 1991 para 2007, de 63 para 68 anos, ela se mantém 7,6 anos abaixo da média de vida das mulheres.

De acordo com a proposta da vereadora, a Semana Municipal de Saúde do Homem será comemorada anualmente, na primeira semana do mês de novembro.

O Projeto de Lei foi encaminhado às comissões competentes e deverá ser votado nas próximas sessões.

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados