Publicado em: 06/07/2017 às 01:14

Vereador Nerioston solicita informações sobre o fechamento de vários Postos de Saúde em Batalha

IMG_5526O vereador Nerioston Moraes do município de Batalha-PI apresentou recentemente na Câmara Municipal um requerimento solicitando informações da Secretária de Saúde, Lucinete Nunes, sobre o funcionamento dos postos de saúde do município. A proposição teve como signatários os vereadores: Paulo Pires, Luiz Miranda, Guilherme Machado e Gonçalo dos Santos.

O parlamentar solicitou que a Secretária de Saúde envie para a Câmara Municipal a escala de todos os profissionais de nível superior das 13 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF); a relação dos consultórios odontológicos que estejam funcionando; escala de funcionamento do transporte que levam os pacientes do município para fazer tratamento em Teresina-PI; escala de funcionamento do Consultório Odontológico Móvel, bem como a relação de todos os veículos da frota municipal e os locados que estão a disposição da saúde.

De acordo com o parlamentar, o pedido de informação foi motivado pelas denúncias de que vários postos de saúde do município se encontram fechados há vários meses.

“Há fortes indícios de que a atual gestão estaria cadastrando profissionais nas equipes de saúde, com o intuito de não ser prejudicado com o corte de recursos do Governo Federal. O grave é que muitos desses profissionais já se desligaram do município há vários meses e seus nomes ainda constam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)”, disse.

Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde está sendo acusada de fraudar o recebimento de recursos do Sistema Único de Saúde, como foi o caso do cirurgião-dentista Gilberto Pires Lages, que denunciou para a imprensa que a atual gestão usou o nome dele indevidamente no CNES, com o intuito de continuar recebendo os recursos do Ministério da Saúde.

Para que o município receba os recursos federais destinados ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), faz-se necessário que todas as equipes estejam com o cadastro de seus profissionais que trabalham no município atualizados no CNES.

 

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados