Publicado em: 22/10/2012 às 09:58

Teresina registra calor de 40º e tem uma das menores umidade

Teresina registrou temperatura de 40º neste domingo (21) de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Preocupa o índice de umidade relativa do ar, que alcançou 20% na parte da tarde. Na sexta passada foi registrada temperatura de 40,5º na capital e pode piorar, segundo a meteorologia.

Na segunda (22) e terça (23), a previsão também é de máxima de 40º. Nos demais dias dessa próxima semana, a temperatura deve ficar em 39º. 

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a tendência é que essas altas temperaturas ainda sejam sentidas nos municípios da região norte e centro do Piauí pelos próximos meses. 

No sul, apesar de os registros de umidade relativa serem preocupantes, em torno dos 15%, uma zona de convergência de umidade está começando a se formar. Isso vai ajudar a amenizar a situação nos próximos dias. Na região dos Cerrados, onde a umidade ainda está muito baixa, as chuvas, mesmo fracas, já estão melhorando esse quadro. São as chuvas da pré-estação.

Porém, em Teresina e nos municípios do norte, o período de altas temperaturas e índices preocupantes de umidade deve ser mais prolongado.

“A tendência é que nesse mês de outubro esses índices podem aumentar. A previsão é de temperaturas mais elevadas em qualquer lugar do Estado. Teve ano que chegou a mais de 42º em Teresina. Visto que esse ano está sendo um ano quente. Não está chovendo porque nessa época não chove mesmo aqui [na capital]. As chuvinhas [como as que ocorreram há duas semanas] vão continuar acontecendo vez por outra porque está se formando o período pré-chuvoso no sul e se refletindo aqui”, explica a meteorologista.

Efeitos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, quando o índice de umidade fica entre 20% e 30% siginifica estado de atenção. A previsão indica que durante a semana, entre as 16h e 18h, a umidade do ar deve variar de 30% a 45% na capital. 

A baixa umidade do ar agride as mucosas que revestem as fossas nasais e o trato respiratório como um todo, tornando mais propensas crises de asma e bronquite e infecções virais e bacterianas. 

A OMS recomenda que, no estado de atenção para a umidade, as pessoas devem consumir muita água; entre as 11h e 15h, deve-se evitar exercícios físicos ao ar livre; proteger-se do sol em locais sombreados e áreas com vegetação; utilizar toalhas molhadas, recipientes com água (bacias, por exemplo), vaporizadores, regador de jardim, para umidificar o ambiente.

Fonte: Cidadeverde.com

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados