Publicado em: 22/04/2015 às 16:17

Rebelião no presídio deixa dois presos mortos em Esperantina

foto: ilustrativa

foto: ilustrativa

Uma rebelião no presídio de Esperantina deixou dois mortos na manhã dessa quarta-feira (22). A informação é do diretor administrativo do Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Peninteniários do Piauí), Kleiton Holanda, que disse que presos dos pavilhão B tentaram invadir o pavilhão C para matar desafetos e resultou em numa rebelião que se estende até o momento.

A polícia já está no presídio para tentar acalmar os ânimos dos detentos, mas já confirmaram duas mortes, sendo um preso de Teresina e outro de Esperantina. Hoje o presídio tem 297 presos e enfrenta superlotação.

De acordo com diretor de presídios da Secretaria de Justiça, Fagner Martins, ainda não confirmou as mortes. Segundo ele, apenas a equipe médica vai atestar o óbito, porém já acionou o Instituto Médico Legal (IML).

Ele disse que há um “princípio de motim” e já deslocou equipes de policiais de Esperantina, Barras e Piripiri para ajudar no reforço dos agentes no presídio.

Incêndio na entrada dos pavilhões

Segundo Kleiton Holanda, os cinco agentes de plantão tentaram controlar a revolta dos presos, mas as munições acabaram e os presos ainda tocaram fogo nos pavilhões.

“Lá está dramático. As munições já acabaram, a polícia ainda está chegando e eles incendiaram as entradas dos pavilhões. Até agora se sabe de dois mortos, mas podem ser muito mais”, destacou.

Ele disse que a capacidade do presídio é de 124 detentos e hoje possuem 297. “Evoluiu mais com a ida de 20 presos da Central de Flagrantes na semana passada. Já dissemos que é só transferência de problema, porque não resolve”, afirmou Kleiton Holanda.

Polícia controla rebelião

De acordo com o comandante da Companhia da Polícia Militar na cidade, capitão Luiz Gonzaga Albuquerque, declarou que a rebelião já foi contida com a chegada da polícia e estão negociando a transferência de presos dos pavilhões envolvidos. “Já contornamos a situação e foram confirmadas duas mortes. Estamos providenciando a remoção dos corpos para serem periciados”, destacou o capitão Luiz Albuquerque.

O capitão disse ainda que será aberta uma investigação para identificar os autores das mortes. “As primeiras informações é que o motivo seria rixa entre eles. A situação ainda será averiguada”, afirmou.

Fonte: Cidadeverde.com

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados