Publicado em: 25/05/2012 às 19:46

Quadrilhas juninas de Esperantina se preparam para o São João 2012

Quadrilha Remelexo dos Matutos

As quadrilhas juninas sempre animam as noites do São João com suas cores, sons, fantasias, danças e alegria. A manifestação tem presença garantida nos festejos juninos, desde as brincadeiras entre moradores de bairros até os concursos que embalam as grandes festas do São João em Esperantina e nas cidades circunvizinhas.

Os grupos em Esperantina se sentem desmotivados por falta de apoio financeiro do Poder Público e do comercio local.

“Fazer quadrilha junina atualmente é uma tarefa difícil, agente tem que contar com a contribuição das empresas, do poder público. A pouca ajuda que agente recebe chega tardiamente, haja vista que trabalhamos em cima de um cronograma. O pior é que no final de tudo não sobra dinheiro pra agente fazer uma confraternização para o grupo, isso é que parte o coração dos quadrilheiros”, disse um dos coordenadores de quadrilha.

Com cerca de 60 componentes, cada grupo conta com coreógrafos, dançarinos músicos, marcadores, costureiras, figurantes, além do pessoal de apoio e diretoria.  O tema de cada equipe mantém um clima de mistério, pois só será revelado no dia da primeira apresentação.

E para fazer bonito nos dias das apresentações, as equipes estão trabalhando a todo vapor. Os ensaios que duram aproximadamente duas horas por dia, tiveram início desde o mês de janeiro, sempre aos finais de semana e feriado e com a aproximação do mês de junho, eles acontecem diariamente.

As danças que propõem o resgate da cultura e história representam um belo espetáculo.

Nesse ano destacamos as quadrilhas juninas Luar do Sertão, Retiro dos Ciganos, Safona Branca, Estrela Nordestina, e a quadrilha Remelexo dos Matutos que se destacou no ano de 2011.

A Quadrilha junina Asa Branca, campeã por diversas oportunidades em festivais da região norte, pelo segundo ano consecutivo não irá se apresentar no São João 2012. Há quem diga que o grupo acabou, outros dizem que a quadrilha voltará com força total em 2013, vamos torcer para que esse importante grupo volte a se apresentar nos festivais de Esperantina e nos Estados do Piauí e Maranhão.

Um comentário adicionado em “Quadrilhas juninas de Esperantina se preparam para o São João 2012”

  1. jeusianny Disse:

    de acordo com o meu irmão wellington carvalho a remexo dos matutos vai surpreeender muito esse ano!!!

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados