Publicado em: 26/05/2012 às 03:16

Prefeitura de Esperantina solicitou a vinda do carro fumacê para combater o mosquito da dengue

carro fumacê

A Prefeitura de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí a vinda de um carro fumacê para o município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina já notificou 22 casos de dengue, e mais de 100 casos com sintomas similares. O Secretário Municipal de Saúde, Francisco Santana, afirmou que muitos desses casos, trata-se de uma virose que está acometendo as pessoas.

Esse período é propício para o surgimento de focos do mosquito da dengue devido ao grande volume de água acumulada nas vias públicas e nos terrenos baldios.

O carro fumacê está previsto para chegar em Esperantina na próxima semana. O veículo vai atuar na aplicação de larvicida conhecido como Ultra Baixo Volume (UBV) nas áreas de maior incidência.

O tratamento a Ultrabaixo Volume (UVB) consiste na aplicação espacial de inseticidas a baixíssimo volume, usado para eliminar o mosquito transmissor da dengue na fase adulta.

A utilização do carro fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti, equivalente a 5%, e transmissão da dengue com casos notificados, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

O objetivo do tratamento com o fumacê é eliminar os mosquitos adultos infectados e diminuir a transmissão da doença. Para que ação do carro fumacê cause o efeito desejado é preciso seguir algumas recomendações, ou seja, o veiculo só pode circular à noite (18hs às 22hs) e pela manhã (das 4hs às 7hs), períodos onde não há presença do sol.

Além disso, a velocidade do vento não pode ultrapassar 6km/h (monitorado por equipamento), enquanto a velocidade do carro só é permitida até 10km/h. Isso é importante para que a aspersão aeroespacial seja feita  adequadamente e tenha eficácia.

Outro aspecto importante é a contribuição da população, como por exemplo, abrir as portas na hora da passagem do carro fumacê, inclusive portas dos quartos e movimentar objetos que possam servir de esconderijo do mosquito, para facilitar a exposição deles ao inseticida.

Outra recomendação é com relação aos alimentos, que devem ser protegidos para evitar que sejam atingidos por partículas do adultecida.

Além disso, os profissionais da saúde pedem que os pais não deixem as crianças correrem atrás do veículo, como geralmente acontece, para evitar acidentes.

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados