Publicado em: 05/09/2014 às 01:59

Piauí registra 39° C e 12% de umidade do ar; alerta máximo

calortempo11O município de Alvorada do Gurgueia, localizado no semiárido piauiense, registrou a maior temperatura do ano no Piauí na quarta-feira (3): 39,3°C.

A cidade de Caracol, na mesma região, por sua vez teve a menor umidade relativa do ar: 12%, que é considerado um percentual o alerta máximo.

A meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, explica que estes índices estão acontecendo mais cedo do que a média anual. “Estes picos de temperatura e umidade acontecem geralmente no final de setembro e no mês de outubro que é tradicionalmente o período mais quente do ano no Piauí”, descreve.

Feitosa acrescenta que um percentual abaixo de 20% da umidade do ar já é classificado como alerta e menor que 12%, o alerta é máximo. “Nesse cenário, qualquer faísca pode provocar grandes queimadas na vegetação e pode-se ter problemas de saúde. Mas é importante ressaltar que esse nível não é atingido durante o dia inteiro; o menor grau se atinge geralmente entre as 15h30 e as 16h30”, esclarece.

A segunda mais alta temperaturas foi atingidas em Bom Jesus: 38,3°C. Já os índices mais baixos de umidade do ar, depois de Caracol, foram registrados nos municípios de Canto do Buriti (13%) e Alvorada do Gurgueia (14%).

Na capital, já foi registrado um índice de 22% de umidade do ar e temperaturas de 37,7%.

Fonte: Cidadeverde.com

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados