Publicado em: 23/09/2015 às 21:13

Conselho de Saúde aprova projeto de implantação de arranjo de plantas medicinais em Esperantina

imagem: reprodução

imagem: reprodução

Os conselheiros de saúde se reuniram na manhã desta quarta-feira (23) para deliberar sobre a implantação do projeto de arranjo local de plantas medicinais e fitoterápicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Esperantina. A reunião foi presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Melo.

O projeto foi explanado pelo coordenador da Secretária de Saúde, Dogival Carneiro.

De acordo com ele, o projeto inicialmente vai contemplar três Unidades Básicas de Saúde, sendo a UBS do Bairro Rural (zona urbana) e 2 UBS´s na zona rural (Mundo Novo e Lagoa Seca).

“Os medicamentos serão dispensado nas UBS e serão elaborados na farmácia de manipulação que será construído ao lado do Horto Matriz com estrutura física adequada onde acontecerão os empacotamentos e a elaboração de alguns fitoterápicos, ficando sobre a responsabilidade de um farmacêutico do município e de um coordenador”, explanou Dogival.

O objetivo principal do projeto é promover um grande impacto social e econômico no município. O uso dos fitoterápicos e/ou plantas medicinais prevenirão doenças e promoverão saúde diminuindo os custos com a saúde pública.

Como a principal forma econômica do município é a agricultura o projeto terá impacto no desenvolvimento socioeconômico, pois o Horto Matriz disponibilizará mudas de plantas medicinais e fitoterápicas para o agricultor familiar cultivar e vender para o município.

O projeto vai proporcionar uma mudança de comportamento na prática do uso de medicamentos, bem como vai capacitar os trabalhadores da área da saúde no que diz respeito ao uso racional de fitoterápicos e de plantas medicinais com objetivo de fazer orientações à população e ao próprio consumo.

A proposta deverá ser enviada agora para apreciação da Comissão Intergestora Regional (CIR) e posteriormente para o Ministério da Saúde.

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados