Publicado em: 23/06/2016 às 10:58

Conselheiros de Saúde de Esperantina se reúnem e cobram melhorias na área da saúde

IMG_1211Os conselheiros de saúde do município de Esperantina-PI se reuniram no último dia 16/06 para deliberarem algumas pautas importantes, entre elas apreciação do balancete do mês de abril/2016, capacitação e outros assuntos relacionados à saúde.

A 6ª reunião ordinária deste ano foi realizada na sala de reuniões do referido conselho, localizada no prédio da Maternidade Municipal.

Participaram da reunião os conselheiros: Ricardo Melo, Fátima Alves, José Orlando, Juliana Gil, Edilberto Silva, Célia Cavalcante, Marciane Silva, Deusa Neres, Keyla Carvalho, Antônio Oliveira e a servidora da secretaria, Fransquinha Gomes.

Durante a reunião, o Conselheiro Edilberto Silva cobrou uma ação mais enérgica da Vigilância Sanitária do município no trabalho de fiscalização dos estabelecimentos comerciais, em especial, na apreensão de produtos vencidos.

O presidente do Conselho de Saúde, Ricardo Melo, cobrou da gestão a prestação de contas dos recursos recebidos pela secretaria de saúde do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Ele fez ainda alguns questionamentos sobre o balancete de prestação de contas e disse que a secretaria de saúde está gastando em média R$ 29 mil mensal na aquisição de combustíveis para o abastecimento da frota municipal.

O conselheiro Antônio Oliveira (Beninha) relatou a falta de medicamentos no posto de saúde da localidade “Canto da Palmeira” e pediu que a secretaria de saúde regularizasse a dispensação dos medicamentos nas UBS´s.

Já a Secretária de Saúde e conselheira, Fátima Alves, disse que as empresas vencedoras do processo licitatório não estão entregando os medicamentos solicitados pela secretaria em tempo hábil e que as mesmas já teriam sido notificadas. Ela criticou a exposição de alguns pacientes nas redes sociais por alguns jornalistas e afirmou que a secretaria sempre estar de portas abertas para resolver esses casos denunciados pela imprensa.

Ao final da reunião ficou acertado que a capacitação dos conselheiros de saúde será realizada nesta próxima sexta-feira (24/06), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 08:00hs.

Confira fotos da reunião:

IMG_1217

IMG_1213

IMG_1212

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados