Publicado em: 28/09/2017 às 12:29

Câmara de Esperantina entregou Título de Cidadão Esperantinense para o Padre Evandro Alves

IMG_1153A Câmara Municipal de Esperantina-PI realizou uma Sessão Solene para a entrega de Título de Cidadania Esperantinense para o Pároco Evandro Alves da Silva. O evento foi realizado nesta quarta-feira (27) no Auditório do Centro Educacional de Educação Profissional (CEEP) “Leonardo das Dores”.

A homenagem foi concedida em virtude dos relevantes serviços prestados pelo homenageado em prol do município na evangelização dos esperantinenses.

A honraria foi concedida através de um Decreto Legislativo nº 004/2015, fruto de um projeto de autoria do ex-vereador Regys Sampaio.

Durante sua fala, o padre disse que estava bastante emocionado e agradeceu a todos os esperantinenses pelo carinho dispensado a ele.

Biografia do Padre Evandro Alves

EVANDRO ALVES DA SILVA nasceu no dia 08 de dezembro de 1975 na cidade de Cocal-PI, filho de Francisco Alves da Silva (in memoriam) e Adelaide Vieira da Silva. É o nono da filiação, irmão de Raimundo Nonato, Maria do Rosário, José Erismar, Antônio Francisco, Eliomar, Francimar, Cleide e Marinalva.

Recebeu os sacramentos da iniciação cristã na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cocal-PI). Levado a pia batismal tornou-se filho de Deus e membro da Santa Igreja Católica aos 12 de janeiro de 1975 pelo Reverendíssimo Pe. Oney Braga (In memoriam). Depois de catequizado pela professora Maria do Socorro Meneses (in Memoriam) fez a sua 1ª Confissão e recebeu a 1ª Eucaristia no dia 08 de dezembro de 1984 das mãos do Reverendíssimo Pe. João Aragão (in memoriam).

Após dois anos de preparação com a monitora e catequista Neide de Morais e Silva foi crismado pelo Dom Joaquim Rufino no dia 12 de dezembro de 1995. Em 1996, favorecido pelo então pároco de Cocal, Pe. Estevão Mitros e pelas fortes pregações de Dom Eduardo Zielsk, hoje Bispo de Campo Maior, passou por uma profunda experiência espiritual através da qual provocou nele uma autêntica metanóia (mudança de mentalidade) e grande passo no seu processo de conversão. Isso se deu quando fez uma forte experiência pessoal de Jesus como único senhor da salvação durante o Retiro de 1º Grau do Movimento Evangelizador Luz Vida, na pequena comunidade de Puiu, município de Ibimirim-PE. Esta experiência foi sustentada e alimentada por meio dos seminários de Vida no Espírito Santo e grupos de oração da Renovação Carismática Católica – RCC, além dos encontros semanais do M.E Luz-Vida e nos vários retiros de 1º e 2º do Oásis da Vida Nova.

Participou efetivamente da Cruzada Eucarística, Pastoral da Juventude, Movimento Evangelizador Luz-Vida, RCC, Ministério de Música e Liturgia. Atuou nas Santas Missões que ocorreram na sua paróquia. Sua educação escolar teve inicio no ambiente eclesiástico ao ser alfabetizado no Instituto Josefino das Irmãs Josefinas. Iniciou o Ensino Fundamental na Unidade Escolar “Samuel Tupinambá” e concluiu na CNEC de Cocal. Fez o Ensino Médio no Colégio Signus e o curso de pedagogia na Unidade Escolar deputado Pinheiro Machado. Neste período foi presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Cocal (UMESC).

Ingressou no Seminário Maior do Piauí no dia 21 de fevereiro de 2000 na Casa Dom “EdilbertoDinkelborg” e posteriormente na casa Sagrado Coração de Jesus. Fez o Bacharelado em Filosofia e Teologia no ICESPI (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí). Foi admitido as ordens sacras no dia 24 de julho de 2004, na Catedral de Nossa Senhora da Graça. Recebeu o Ministério de leitor no dia 05 de fevereiro de 2005 e o Ministério Acólito aos 29 de janeiro de 2006.

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba, foi ordenado Diácono aos 18 de dezembro de 2006 e Presbítero no dia 04 de agosto de 2007 por DomAlfredo Shaffler. Foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Piracuruca, de agosto de 2007 a janeiro de 2009. Assumiu a Paróquia de São Gonçalo, em Batalha, no dia 07 de fevereiro de 2009, onde ficou até agosto de 2014 prestando um relevante serviço aquela comunidade.

No dia 22 de agosto de 2014 assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança (Esperantina), onde tem feito um trabalho invejável a frente da Igreja Católica no nosso município, levando a palavra de Deus a todos os esperantinenses, em especial, aqueles que estavam distantes da Igreja e fortaleceu os grupos religiosos existentes a nível paroquial.

Confira fotos:

IMG_1152

IMG_1137

IMG_1178

IMG_1236

IMG_1231

IMG_1229

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados