Publicado em: 18/10/2014 às 14:50

Vereador que nunca foi eleito é suspeito de fraudar diário oficial

vereador2-320x211

Reprodução RPC/TV

Um vereador de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, foi preso pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (16), na casa dele. O homem é suspeito de ter falsificado o Diário Oficial da cidade, para criar duas vagas de parlamentares. Uma dessas vagas foi usada por ele próprio que, desde 2012, ocupa o cargo. Na verdade, ele não foi eleito, ficou apenas como suplente.

De acordo com a Polícia Federal, o vereador José Augusto Liberato (Solidariedade) falsificou uma emenda à Lei Orgânica, abrindo os novos postos. O texto foi publicado em um Diário Oficial de junho de 2012. Para os policiais, essa é a principal prova da fraude. Para conseguir a legitimidade, ele publicou no jornal um projeto de lei que permitia a criação das novas vagas. O texto, porém, nunca foi à votação.

“O próprio dono do jornal, quando soube que havia possibilidade do jornal, que estava na família há mais de 30 anos, ficou preocupado e levantou essa hipótese e a partir disso nós iniciamos as investigações”, contou o delegado Carlos Roberto Bacila, responsável pelo caso. Ainda de acordo com ele, as investigações devem continuar, com o objetivo de apurar se há outras pessoas envolvidas na fraude. Ainda de acordo com a polícia, o outro vereador que foi beneficiado com a fraude não sabia do ocorrido.

Ao ser preso, Liberato não comentou o esquema, mas levantou a hipótese de outras fraudes na cidade. “Só [quero] que se fiscalize o meu município de Itaperuçu, se fiscalize os diários secretos de Itaperuçu, quem tem acesso a esses diários e o que acontece no nosso município”, disse. Liberato recebia mensalmente um salário de R$ 4.460,00.

Fonte: G1

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados