Publicado em: 07/04/2017 às 17:57

Igreja é tombada e Arquidiocese é proibida de fazer reforma em Esperantina

100_6985O Conselho Estadual de Cultura aprovou por unanimidade o tombamento – em caráter de urgência – da igreja de Esperantina. O templo é alvo de divergência sobre reforma e possível destruição do painel “Calvário de Cristo”, pintado há mais de 30 anos pelo artista João Batista.

O tombamento foi solicitado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Qualquer decisão que o governo tomasse precisaria de autorização do Conselho. Com o aval do órgão a partir de agora qualquer alteração na igreja terá que passar pela Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Cultura.

A pintura causou discórdia no município. Existe até um abaixo-assinado que tentava barrar o tombamento da igreja.

O painel mostra Jesus Cristo crucificado ao lado de manifestantes, sem tetos e denuncia as mazelas sociais. A obra foi pintada na gestão do padre Ladislau João da Silva em 1983 e fica no altar da igreja. O painel foi construído após consulta popular e baseada no documento de Puebla e ao evangelho de São Mateus.

O secretário de Cultura, Fábio Novo, afirmou ao Cidadeverde.com que a decisão do Conselho será comunicado as autoridades do município.

“A partir de agora qualquer intervenção na igreja de Esperantina precisa ser analisada pelo setor de conservação da Secult. É um painel histórico que tem sua carga afetiva e é nossa obrigação preservar pelo patrimônio antes que ele desapareça”, disse Fábio Novo.

Fonte: Cidadeverde.com

Um comentário adicionado em “Igreja é tombada e Arquidiocese é proibida de fazer reforma em Esperantina”

  1. Zelia Maria de SÁ Disse:

    A comunidade esperantinense deveria ser convocada para debater sobre a reforma do templo. A discussão sobre a retirada do “painel” se tornou uma coisa política, é verdade que o painel é uma obra de arte e que tem o seu valor e como tal deve ser preservado, mas existem outros lugares para acolher essa obra(um museu).
    Agora tem tanta gente reclamando e impedindo q a reforma seja feita, inclusive, impedindo que seja feita com a urgência que a igreja e ninguém se lembra de que anos atrás a nossa igreja teve sua estrutura arquitetônica alterada sem nenhuma consulta previa à população. A politicagem não deveria entrar na casa do Senhor.

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados