Publicado em: 26/02/2015 às 02:44

Conselho Municipal de Saúde de Esperantina fiscaliza denúncia sobre locação de imóvel

IMG_0653O Conselho Municipal de Saúde de Esperantina realizou na tarde desta quarta-feira (25/02) uma visita a uma unidade de saúde do município, a fim de averiguar uma denúncia sobre a locação de um imóvel para funcionamento do PSF do Bairro Rural por um valor muito acima do que normalmente é cobrado pelos proprietários de imóveis.

O Presidente do Conselho de Saúde, Ricardo Melo, disse que a denúncia foi formulado pelo professor Francisco Menezes, e que o conselho têm essa função de fiscalizar e definir as linhas de política de saúde no âmbito do município.

A comissão dos conselheiros que foram visitar a unidade de saúde foi composta pelos conselheiros: Ricardo Melo, Fátima Alves, Josélia Silva, Keila Carvalho, Coordenadora da Secretaria de Saúde (Marciane Alves) e pelo Secretário de Saúde, Albano Amorim.

A visita foi feita em um imóvel recentemente alugado pela Secretaria de Saúde, situado na Rua Raimundo Romão da Silva, no Bairro Rural. O imóvel foi alugado por um valor de R$ 2.172,00 (dois mil cento e setenta e dois reais) mensal.

O Secretário de Saúde, Albano Amorim, justificou a locação do imóvel alegando que recentemente o município passou por uma fiscalização do DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do SUS) e que o Ministério da Saúde reprovou vários imóveis onde estão funcionando os PSF´s atualmente.

Albano disse ainda que o imóvel alugado foi o único que a secretaria de saúde conseguiu localizar e que atendia as exigências do Ministério.

Já os conselheiros estão divididos, uns afirmam que o valor pago é justo por se tratar de um imóvel bastante confortável e amplo, já outros afirmam que o valor é muito alto e que a gestão deveria locar outro imóvel por um preço mais acessível, caso contrário, as contas da secretaria de saúde poderão ser reprovadas.

Os conselheiros visitaram ainda o prédio onde funcionava o PSF do Bairro Rural e a casa onde está funcionando o PSF do residencial Alecrim.

Vale ressaltar que a sala do Conselho Municipal de Saúde de Esperantina está situado no prédio da Maternidade Municipal Nenem Lages e funciona de segunda a quinta-feira no turno da manhã.

O Conselho tem o dever de receber denúncias sobre o atendimento precário nos serviços de saúde; desvios de recursos e cobrança pela prestação de serviços públicos, objetivando agir para corrigir problemas coletivos, não lidando diretamente com casos individuais.

CONFIRA FOTOS DA VISITA:

Imóvel – PSF Bairro Rural

IMG_0623

IMG_0643

IMG_0655

IMG_0652

IMG_0619

IMG_0634

IMG_0639

IMG_0630

Imóvel onde funcionava o PSF do Bairro Rural

IMG_0616

IMG_0615

Imóvel – PSF Alecrim

IMG_0680

IMG_0678

IMG_0670

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados