Publicado em: 04/09/2015 às 13:49

Themistocles busca soluções para campus da UFPI no interior

themistocles-filhoO líder da bancada federal do Piauí, senador Elmano Ferrer (PTB) e o reitor da Universidade Federal do Piauí, Arimateia Dantas, trataram sobre a implantação da UFPI em Esperantina e Oeiras, com o ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, umas das reivindicações do presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (PMDB), neste ato representado pelo deputado Evaldo Gomes (PTC).

Na audiência eles analisaram estratégias eficazes para atender a necessidade de cursos população daquela região. “Volto a dizer que as discussões sobre o benefício educacional na cidade é resultado de uma articulação que vem sendo feita já há algum tempo entre a Assembleia Legislativa e a UFPI. O pólo de Esperantina deverá beneficiar 13 municípios da região norte do Estado e mais seis municípios maranhenses. Esta implantação é importante para a cultura do Piauí”, afirmou o deputado Themístocles Filho.

Desde 2013 o presidente da Alepi luta pela implantação destes campi na região, mas a previsão para a instalação era para 2016, porém, com este momento na economia brasileira, foi preciso readequar a proposta inicial. Para atender a demanda atual não será mais a instalação de dois campi e sim a extensão da Universidade Federal com cursos oferecidos tanto em Oeiras quanto em Esperantina. “Na realidade estamos pensando em melhorar cada vez mais o estado do Piauí e por isso temos que pensar em alternativas que sejam viáveis para proporcionar mais educação”, pontua o presidente da Alepi.

Durante a reunião o ministro analisou que o mais viável, com perspectiva para 2017, é realizar estudos para analisar os cursos que serão mais necessários para a região, que efetivamente terão mais interessados.

Recentemente o ministro da educação teve audiência com o governador do estado, Wellington Dias, e com a secretária de educação, Rejane Dias o qual confirmou a inclusão das instalações dos campi no novo Plano Nacional de Expansão da Educação Superior. Na audiência desta quarta também garantiu a inclusão da extensão da Universidade Federal do Piauí nas cidades de Esperantina e Oeiras, o mais rápido possível.

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados