Publicado em: 10/02/2012 às 11:02

Secretário de Saúde de Esperantina faz balanço de suas ações

Francisco Santana

Em entrevista concedida à emissora de rádio Esperantina FM, nesta quinta-feira (9), o Secretário Municipal de Saúde de Esperantina, Francisco Machado Santana, falou das ações de saúde durante sua gestão à frente da Pasta.

O Secretário fez um comparativo entre as ações realizadas na gestão anterior e a nova situação. Na gestão do prefeito Chico Antonio ele disse que os avanços obtidos foram frutos do empenho da equipe de técnicos que hoje estão contratados para o município, mas também da iniciativa e do comando do Poder Executivo.

Destacou a ampliação do Programa Saúde na Família – PSF que agora atende a mais pessoas além dos vários serviços que foram colocados à disposição da população.

“Em 2009 quando assumimos a Prefeitura, nós tínhamos apenas 3 equipes do PSF funcionando realmente com profissionais médicos, hoje temos 11 equipes trabalhando e já estamos finalizando a implantação de mais duas equipes, quando inauguraremos o PSF do centro da Cidade” avaliou.

De acordo com Francisco Santana, a distribuição de medicamento para a população também foi ampliada, saltando de um investimento de pouco mais de 53 mil reais, registrado em 2009 para mais de 297 mil agora em 2011. Do mesmo modo como os serviços que agora estão disponíveis para a população.

“Temos hoje mais serviços que foram instalados, como a fisioterapia que vem tratando e reabilitando muitas pessoas, tanto que já autorizamos o funcionamento de um segundo turno para equipe, pois em apenas um turno não é mais suficiente para a demanda atual” afirmou.

Além de informar sobre reforma de postos de saúde e do novo serviço de atendimento psicossocial, com a inauguração no CAPS 1, no próximo dia 16, o Secretário apresentou números de atendimentos que mostram capacidade de atendimento da equipe de saúde da Cidade.

“As pessoas só precisam acompanhar o raciocínio e entender que tudo isso funciona como um sistema nas diferentes modalidades de atendimento. Por exemplo: só em janeiro, tivemos 2.300 atendimentos médicos, 2.322 atendimentos de enfermagem, mais de 200 atendimentos psicológicos e nosso laboratório garantiu 1.016 exames com resultados já entregues para os pacientes, então quem precisou de consulta, quem precisou de exames, quem precisou ir para Teresina, oferecemos a viagem de carro e o acompanhamento na Capital” afirmou.

Ao final da entrevista, o Secretário enfatizou a importância e a qualidade da equipe técnica que hoje trabalham na cidade, que muitos são filhos de Esperantina que estudaram fora e agora honram a atual administração.

Santana agradeceu ainda as parcerias, como a entidade Obra Kolping e a Associação Paulistana de Saúde Solidária Social, que nesses dias estão realizando o mutirão do olho, consultando cerca de 5 mil pessoas.

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados