Publicado em: 26/11/2016 às 21:49

Saiba tudo sobre a Síndrome do Ovário Policístico

sindrome-do-ovario-policistico-1400x800Trata-se de um distúrbio hormonal que tem como consequência o aparecimento de cistos no ovário, por isso o nome Síndrome do Ovário Policístico.

De acordo com a ginecologista Catarina Parente, ela afeta pelo menos uma a cada cinco mulheres. Entre as mulheres afetadas, dois terços sofrem com excesso de pelos. Por isso, este é um dos principais sintomas da S.O.P, que é decorrente de herança genética.

Sintomas

Além do aumento na quantidade de pelos, irregularidade menstrual, acne, pele oleosa, aumento de peso e dificuldade para engravidar também são sintomas. A intensidade com que estes sintomas se apresentam varia de acordo com a gravidade da síndrome.

Além disso, a Síndrome está associada com maior risco para o desenvolvimento de outras doenças, como câncer de endométrio, enfarto do miocárdio e diabetes tipo 2.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de exames de sangue, para avaliar as taxas hormonais, e ultrassonografia pélvica, que mostra a quantidade de cistos presentes nos ovários.

Tratamento

Segundo a ginecologista, algumas mulheres conseguem regredir os sintomas apenas fazendo dieta e diminuindo o peso. Mas de forma geral, o tratamento é feito com ácido fólico e anticoncepcionais para estimular a ovulação regrada.

“O ideal é começar o tratamento na adolescência, para corrigir o nível de glicose, adotar uma dieta equilibrada e acertar o ciclo menstrual. Mas, se a SOP for diagnosticada apenas na idade adulta, o tratamento tem como foco corrigir o funcionamento do ovário”, explica.

Fonte: vix.com

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados