Publicado em: 23/06/2015 às 21:17

Projeto do tombamento do painel calvário de cristo é retirado de tramitação na Câmara

IMG_9742O projeto de lei nº 014/2014 que dispõe sobre o tombamento do prédio da Igreja Matriz, foi retirado de tramitação na Câmara Municipal de Esperantina-PI.

De acordo com a secretaria do Poder Legislativo, a proposta foi retirada de tramitação a pedido do próprio autor, vereador Luiz Ana (PT), que não encontrou apoio de nenhum parlamentar para aprovar o projeto.

Informações dos bastidores da Câmara dão conta de que os vereadores não queriam entrar na polêmica da retirada e/ou não do painel calvário de cristo, pois o mesmo contêm pinturas de pessoas bastante conhecidas na cidade e que causa constrangimentos a muitos esperantinenses.

O painel mostra Jesus Cristo crucificado ao lado de manifestantes, sem tetos e denúncia as mazelas sociais. Foi pintado há 32 anos atrás pelo artista João Batista Bezerra da Cruz.

Para o atual pároco, Evandro Alves, o painel só trouxe discórdia entre os fiéis e por isso está discutindo a possibilidade de retirá-lo do altar.

Já na visão do padre Ladislau, pároco da época em que o painel foi pintado, a polêmica se deve a visão distorcida da espiritualidade. Segundo ele, a obra foi baseada no documento de Puebla e ao evangelho de São Mateus.

O Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já estrou na discussão e enviou um técnico ao município para coletar informações que serão usadas na elaboração de um parecer técnico sobre o caso, mas até o momento não concluiu o documento.

igrejapainel3

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados