Publicado em: 12/05/2018 às 18:51

Professores relatam dois meses de salários atrasados no Piauí

Professores da rede estadual de ensino, que trabalham como substitutos, contaram que atualmente estão com dois meses de salários atrasados. Os profissionais foram contratados através de testes seletivos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e alegam que recebem menos que o salário mínimo. O governo do Piauí informou que até o fim de maio o débito será quitado.

De acordo com o professor João Aguiar, que trabalha em Esperantina, o pagamento dos professores está com dois meses atrasados. “A gente não recebeu fevereiro, não recebeu março e tem uma promessa para receber no final de maio depois da folha de maio. A previsão é de receber fevereiro. A folha de abril nem todos receberam”, explicou o professor substituto.

João Aguiar contou que os professores substitutos trabalham 20 horas e recebem menos da metade do Piso Nacional dos Professores, estabelecido para professores que trabalham 40 horas. “Fizeram uma promessa que o professor celetista de 20 horas deve ganhar abaixo do professor efetivo, mas não menos que a metade do piso. A luta é também por pagar metade do piso, que muitos estados já pagam”, relatou o professor.

Professores alegam receber menos que o salário mínimo

Aguiar contou que em Esperantina poucos professores celetistas tem condições de ir para sala de aula pela falta de pagamento. “Poucos professores estão indo para as escolas e os que vão ficam na sala d os professores. Estamos enfrentando um prejuízo enorme por vamos receber atrasado e pagar as contas também com atrasos. É uma situação insustentável”, explicou.

Por meio de nota a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que os pagamentos serão providenciados e que o pagamento dos substitutos obedece a valores estabelecidos em edital. O governo informou ainda que os pagamentos tem descontos que se refletem no salário líquido.

Informações do G1

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados