Publicado em: 01/08/2014 às 01:49

Picos registra 18 novos casos de AIDS em apenas seis meses

imagem: reprodução

imagem: reprodução

Números sobre a incidência de casos de Aids em Picos têm preocupado as autoridades de Saúde no município. Só neste primeiro semestre do ano, 18 pessoas foram diagnosticadas com a infecção.

A coordenadora epidemiológica de Picos, Sandra Karielly, explica que este aumento é decorrente de maior acessibilidade ao diagnóstico. ”Se compararmos com 2011 houve um aumento considerável, mas isto se deve ao diagnóstico que está mais acessível, aos medicamentos que estão mais eficazes contra a doença. Este aumento não significa simplesmente dizer que as pessoas estão contraindo mais a doença” informou a coordenadora epidemiológica.

Sandra Karielly ainda lembra que estes dados são referentes à toda a macrorregião de Picos englobando 60 municípios, e que destes apenas sete respondem a Picos. Em comparação aos anos anteriores, os dados são preocupantes, em 2012 dezesseis pessoas foram diagnosticadas com a Aids, em 2013 vinte e quatro pessoas, e só neste semestre de 2014 dezoito pessoas foram confirmadas com a doença.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade de Picos que atende mais 60 municípios da região, tem realizado cerca de 2 mil exames sobre doenças sexualmente transmissíveis  infecção, onde é feito a coleta de sangue. As amostras colhidas passam por um teste rápido e são analisadas pelo CTA.

Com informações de Riachaonet

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados