Publicado em: 07/12/2020 às 21:48

Novembro de 2020 foi o mais quente da história, diz estudo

imagem: reprodução

O último mês de novembro foi o mais quente já registrado no mundo, segundo cientistas do Serviço de Mudança Climática Copernicus, do Programa de Observação da Terra da União Europeia. Nesta segunda-feira, 7, o órgão anunciou que a temperatura média global de novembro foi 0.1 ºC maior que os recordes registrados anteriormente, em 2016 e 2019.

O calor se estendeu por largas faixas do planeta, com as maiores temperaturas acima da média no norte da Europa, Sibéria e Oceano Ártico. Boa parte das cidades dos Estados Unidos também ficaram mais quentes que a média histórica.

O Copernicus disse que, até o momento, as temperaturas de 2020 estão similares às de 2016, o ano mais quente da história.

Se houver uma queda significativa das temperaturas em dezembro, 2020 deve permanecer nos mesmos níveis de 2016 ou superar o recorde e se tornar o mais quente por uma pequena margem.

Em setembro, o mundo entrou no La Niña, uma fase climática marcada pelo registro de temperaturas mais frias que o normal nas superfícies do Oceano Pacífico. O fenômeno se junta ao El Niño e afeta o clima ao redor do mundo.

No mês passado, cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA disseram que o La Niña havia ganhado força, o que significa que as temperaturas das superfícies caíram. Embora o fenômeno possa levar a condições mais quentes em certas regiões – especificamente no sul dos Estados Unidos – geralmente o efeito é de resfriamento.

Fonte: Estadão Conteúdo

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados