Publicado em: 29/05/2015 às 11:12

Municípios podem receber remédios contra tabagismo. Inscrições até 6 de junho

tabagismo-20121019-size-598-320x220O Ministério da Saúde expandiu a assistência profissional àqueles que desejam parar de fumar.

Atualmente são ofertados gratuitamente medicamentos como: adesivos, pastilhas, gomas de mascar e o bupropiona. O Ministério destinou R$ 41 milhões para compra dos produtos.

Para ter acesso aos medicamentos, os municípios deverão preencher o sistema FormSUS – Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) até 7 de junho, e estarem habilitados a receber a medicação. Inclusive, equipes de Saúde da Família, do interior do Estado, já foram capacitados.

O preenchimento deste formulário deve ser realizado pelos gestores municipais, que compartilharão com os gestores estaduais a responsabilidade pelo fornecimento de informações coerentes com a realidade de sua Rede de Tratamento do Tabagismo.

Dia Mundial Sem Tabagismo

O tabagismo é a primeira causa de morte evitável no mundo. E, no intuito de reduzir cada vez mais esses números e atingir os objetivos do Programa de Controle do Tabagismo, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realiza no próximo sábado (30), no Parque Potycabana, a partir das 16h, atividades em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco.

“O nosso objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbi-mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, reduzir a experimentação e iniciação do fumar, a aceitação social, a exposição à poluição tabagística e estimular às pessoas para abandonar o vício”, esclareceu Valdite Costa, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso.

Aberto ao público, o evento na Potycabana terá apresentações artísticas, demonstração do pulmão do fumante e orientação nutricional. Além disso, serão realizadas atividades com educador físico, palestras, bem como exames de glicemia e colesterol.

Fonte: Folha de Batalha

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados