Publicado em: 12/04/2018 às 08:58

Luzilândia | Rio Parnaíba pode atingir cota de inundação nas próximas 24 horas

foto: Blog do Sampagode

O rio Parnaíba, em Luzilândia, poderá alcançar nas próximas 24 horas a chamada “cota de inundação”, por conta das chuvas intensas que caem na região, e ainda devido ao aumento da vazão no rio. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), responsável pelo monitoramento das cheias na bacia do Parnaíba, o rio está a apenas 10 centímetros de transbordar.

Conforme o engenheiro hidrólogo da CPRM Roberto José Fernandes, responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba (SAH Rio Parnaíba), os níveis do rio Poti e do rio Parnaíba estão com previsão de alta nas próximas horas. “O quadro mais crítico que possuímos hoje na bacia é o município de Luzilândia, onde o rio está em alerta desde a semana passada, portanto, solicitamos que todos os órgãos competentes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos”, alertou.

Outra preocupação é com o aumento da vazão descarregada pela Barragem Hidroelétrica de Boa Esperança para valores da ordem de 1100 m³/s, que impacta na elevação do nível d’água do rio Parnaíba nas cidades de Barão de Grajaú-MA e Floriano-PI. “Haverá elevação, mas ainda dentro das condições de normalidade, não ensejando preocupações imediatas, com o nível chegando a valores da ordem de 558 cm, praticamente se igualando ao chamado nível de atenção.

O alerta abrange ainda a capital do Estado do Piauí. “Verificamos, ainda, uma rápida elevação do nível da água do rio Poti em Prata do Piauí, atingindo a cota 886 cm e ainda em processo de elevação, correspondendo a um aumento de 1,30 m nas últimas 24 h. Solicitamos, portanto, atenção das autoridades da cidade de Teresina/PI quanto ao reflexo de tal elevação nas próximas 12 h.

Os dados hidrológicos utilizados na previsão são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA).

Fonte: AsCom/CPRM

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados