Publicado em: 18/02/2012 às 02:46

“Ficha Limpa” não atinge vereadores de Esperantina que tiveram contas reprovadas durante a campanha

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Lei da Ficha Limpa que foi validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (16), não atinge vereadores que tiveram suas contas reprovadas durante a campanha eleitoral de 2008.

A Lei da “Ficha Limpa” impossibilita a candidatura por um período de oito anos de gestores que foram condenados pela justiça em decisões colegiadas, cassados pela Justiça Eleitoral ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.

Portanto, os vereadores de Esperantina que tiveram suas contas reprovadas durante a campanha eleitoral de 2008 não serão atingidos pela referida lei, já que as contas são referente à campanha e não do mandato do parlamentar.

Rejeição de contas (trecho da lei)

A lei torna inelegíveis políticos que tiveram contas relativas a cargos públicos rejeitadas, como, por exemplo, um prefeito que tenha tido as contas do mandato reprovadas por um tribunal de contas.

Um comentário adicionado em ““Ficha Limpa” não atinge vereadores de Esperantina que tiveram contas reprovadas durante a campanha”

  1. marcos play Disse:

    esse portal ta shom,muito bem esclarecido sobre a questao do ficha limpa eu tambem tava com essa duvida.

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados