Publicado em: 12/11/2018 às 09:06

“Escola da zona rural de Batalha está caindo aos pedaços”, afirma vereador Nerioston

A Escola Municipal “Dom Pedro I”, situada na comunidade Grossos, zona rural do município de Batalha está caindo aos pedaços é o que afirma o vereador Nerioston Moraes.

O parlamentar afirma que durante suas visitas de rotina nas escolas e demais órgãos públicos da municipalidade constatou in loco a falta de zelo da atual gestão com as escolas do município, em especial, na Escola Dom Pedro I.

“A situação da escola é preocupante e ao mesmo tempo lamentável. Eu acredito que os funcionários que ali trabalham acabam ficando desmotivados pela falta de estrutura mínima que a escola deveria oferecer para os professores e alunos”, relatou.

O prédio escolar apresenta goteiras, rachaduras, fiação elétrica exposta, cupins nas paredes, problemas na parte hidráulica, entre tantos outros.

Nerioston Moraes disse que vai apresentar na Câmara um requerimento solicitando ao prefeito municipal, João Messias, que faça em regime de urgência melhorias no referido prédio escolar.

“O prefeito é muito ausente da cidade, eu não consigo acreditar que ele tenha conhecimento da situação desta escola. Na próxima sessão vou apresentar um requerimento na Câmara e colocar em anexo as fotos da visita que eu fiz. A nossa intenção é tentar sensibilizá-lo”, disse o vereador.

Dados do IDEB de Batalha-PI

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

De acordo com dados do Censo Escolar, o Ideb 2017 de Batalha nos anos iniciais não atingiu a meta, teve queda e não alcançou 6.0. O indicador precisa melhorar a sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com fluxo escolar adequado.

O IDEB atualmente do município de Batalha é de 4.0, ou seja, um indicador bem abaixo da média nacional que é de 6.0.

De acordo ainda com dados do IDEB, 87% das escolas do município estão em situação de alerta e o nível de aprovação dos alunos dos anos iniciais de 1º ao 5º ano vêm caindo de forma gradativa ao longo dos últimos anos.

Outro indicador preocupante é a proporção de alunos que aprenderam de forma adequada à disciplina de português na competência de leitura e interpretação de textos. Somente 8% dos alunos tiveram aprendizado considerado satisfatório até o 9º ano na rede pública de ensino.

Na disciplina de Matemática (9º ano), somente 3% dos alunos aprenderam o adequado na competência da resolução de problemas.

Os indicadores negativos do Educação em Batalha é reflexo da falta de investimento/planejamento da atual gestão com a Rede Pública Municipal de Ensino em todos os aspectos que atingem diretamente ou indiretamente o bom desempenho dos alunos.

Confira alguns registros da escola:

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados