Publicado em: 15/11/2019 às 07:15

Diabetes pode causar cegueira e levar ao infarto, alerta especialista

Crédito de imagem: Estúdio de África

Atualmente no Brasil há mais de 13 milhões vivendo com diabetes. Um número que está crescendo, mas com diagnóstico tardio, o que favorece o aparecimento de complicações. A cegueira é uma das complicações que podem ocorrer devido à falta de tratamento.

“As pessoas, principalmente as que apresentam fatores de riscos, devem fazer suas consultas periódicas. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo é possível iniciar o tratamento adequado, evitando as complicações em decorrência do diabetes, como a cegueira, oriunda da retinopatia diabética, que é a complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. O edema macular é uma dessas complicações graves que podem levar à cegueira”, afirma a endocrinologista Ana Mychelly Duarte Lima.

De acordo o Ministério da Saúde, houve um crescimento de 61% no número de pessoas com a doença no Brasil entre 2006 e 2016. “O estilo de vida ruim, com hábitos pouco saudáveis, está associado a um risco maior para desenvolvimento do diabetes”, ressalta a especialista da DMI.

Cerca de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 apresentam indícios de comprometimento cardiovascular, de acordo com estudo realizado pelo EndoDebate em parceria com a Revista Saúde. “O tratamento precoce reduz a possibilidade de complicações cardíacas. Seguir rigorosamente o tratamento e hábitos saudáveis são essenciais para a saúde do paciente com diabetes”, explica a endocrinologista Ana Mychelly Duarte Lima.

Diabetes

O diabetes é uma doença crônica onde o corpo não consegue utilizar adequadamente a insulina (hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue) ou não produz a insulina. Quando isso ocorre, o nível de glicose no sangue fica alto e se permanecer por longos períodos, pode resultar em danos aos órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Novembro Azul

O novembro azul, também conhecido para a conscientização para a saúde do homem, é o mês de prevenção e combate ao diabetes. A iniciativa, que acontece desde 2006 no Brasil, busca orientar sobre a importância do diagnóstico precoce, esclarecer dúvidas sobre a doença e visa estimular hábitos saudáveis.

Fonte: 180grausredacao@gmail.com

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados