Publicado em: 01/05/2012 às 02:03

Defesa de Santolia denuncia omissão do TSE e fala de ‘apadrinhamento’

Willamy Alves dos Santos

Willamy Alves dos Santos

O advogado Willamy Alves dos Santos (foto ao lado, responsável pela defesa do ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia (DEM), comentou em entrevista nesta segunda-feira (30) ao Portal AZ sobre uma possível manobra que teria sido tentada para fazer com que o político retornasse ao comando do município, que fica a 174 quilômetros de Teresina.

Segundo Willamy dos Santos, existem dois processos no Tribunal Superior Eleitoral com relação à Prefeitura de Esperantina. O advogado acusou o ex-presidente do TSE, Ricardo Lewandowski de omissão em relação ao pedido de cassação do atual prefeito do município, Francisco Antônio de Sousa Filho, o Chico Antônio (PT).

“Não houve nenhum tipo de tentativa de manobra. O que há são dois processos distintos e que são independentes. Um deles trata da cassação do prefeito Chico Antônio e o outro da cassação do registro de candidatura do Felipe Santolia. O ex-presidente Lewandowski convencionou que o do Santolia só seria votado após o resultado do processo contra o Chico Antônio. Ele [Ricardo Lewandowski] foi omisso. O julgamento do Chico já estava definido com 4×2 a favor da cassação e ele pediu vistas no processo. Após pedir vistas, tiveram quatro sessões até quando ele renunciou ao mandato no Tribunal. Ele deixou o TSE sem dar o voto. O que fizemos foi encaminhar uma petição à atual presidente, ministra Carmem Lúcia pedindo que ela considere o voto dele como uma abstenção, já que ele foi omisso e saiu do Tribunal sem dar o voto intencionalmente”, explica Willamy.

Ainda de acordo com o advogado, o prefeito Chico Antônio está sendo beneficiado com sua permanência à frente da Prefeitura de Esperantina graças a influencia de alguns colegas de partido.

“No dia 25 [de abril] eu estive em uma audiência com a presidente Carmem Lúcia e levei pessoalmente minha preocupação em relação ao processo contra o Chico Antônio. A defesa dele é que está fazendo manobras. Ele [Chico Antônio] é muito prestigiado pelo PT. Ele está sendo apadrinhado por políticos influentes. Soube que alguns deles estiveram no TSE e com certeza não foi apenas uma visita”, denuncia o advogado.

Antes da última sessão do TSE que contou com a presença do ex-ministro Ricardo Lewandowski, a assessoria técnica do ex-presidente teria informado à defesa de Santolia que o voto no processo que pede a cassação de Chico Antônio já estaria pronto, faltando apenas ser anunciado. No entanto, Lewandowski não proferiu seu voto e deixou o Tribunal sem dar um final à causa.

Fonte: Portal AZ

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados