Publicado em: 22/07/2014 às 01:27

Colegas que falam demais são os que mais atrapalham o trabalho, diz estudo

falar_cotovelos

foto: reprodução

Pesquisa da consultoria de mobilidade de talentos Lee Hecht Harrison apontou que profissionais que conversam muito durante o trabalho são o maior incômodo para os colegas dentro da empresa. A situação ficou até à frente dos e-mails e das chamadas telefônicas, que são conhecidas por atrapalharem a produtividade.

O estudo feito com 848 trabalhadores norte-americanos, por meio de uma votação on-line em abril deste ano, perguntou: “O que você acha mais incômodo ou mais te distrai no trabalho?” Em primeiro lugar ficou a opção: colegas de trabalho tagarelas, com 45%.

Em seguida aparecem: e-mails (18%), odores (9%), chamadas telefônicas (8%), barulho ambiente (6%), design do escritório (5%), nada (5%) e tecnologia (4%).

“Conversas no corredor ou breves paradas pelo escritório para um bate-papo podem render enormes benefícios em termos de colaboração, geração de novas ideias, criando confiança e aumentando a produtividade. No entanto, muita conversa também pode ser uma distração, como a nossa pesquisa constatou”, afirma Jim Greenway, vice-presidente executivo de marketing e vendas de eficácia da Lee Hecht Harrison.

“Somos criaturas sociais e nosso sucesso no trabalho depende de nossa capacidade de se comunicar”, reforça Greenway.

Segundo Greenaway, distrações acontecem quando o colega que conversa muito não tem consciência do que faz e não consegue entender os limites. “Esse tipo de colega não tem ideia de como ele é irritante. É importante estar ciente das coisas que dizemos e fazemos. Devemos prestar atenção às pistas não verbais e definir os limites que respeitam o tempo dos colegas”, fala.

Greenaway ressalta que cabe a cada profissional assumir a responsabilidade por seu comportamento no ambiente de trabalho e reconhecer quando suas ações irritam outras pessoas. Segundo ele, o desenvolvimento do autoconhecimento é a chave para assumir a responsabilidade.

“Se a pessoa com que o trabalhador estiver falando estiver batendo os dedos com impaciência, olhando para o relógio ou tiver um olhar angustiado, é o momento de ajustar o comportamento e encerrar a conversa imediatamente”, sugere.

Fonte: Administradores.com

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados