Publicado em: 27/04/2015 às 01:18

Câmara de Esperantina vai conceder Título de Cidadã esperantinense para a senhora Yolanda Pires

Regys e Dona Yolanda

Regys e Dona Yolanda

Com votação unânime a Câmara Municipal de vereadores de Esperantina aprovou na Sessão Ordinária realizada no último dia 10/04, a outorga de Título de Cidadã Esperantinense a professora aposentada Yolanda Pires Costa. A homenagem foi proposta pelo vereador Regys Sampaio (PMDB).

Para o autor da proposta, a cidade de Esperantina estava em débito com a carismática “Dona Yolanda” que por longos anos desempenhou relevantes serviços em prol da educação do município.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal vai realizar uma sessão solene para entregar a honraria da homenageada.

A homenageada nasceu no 21 de abril de 1936 no município de Piracuruca-Pi. Filha do casal Levy Cervantes Saavedra e Francisca Pires Alves Saavedra.

Aos 4 anos da de idade, em 1940, perdeu a sua mãe, passando a ser criada juntamente com sua irmã, Badé (in memoriam) pelo seu estimado tio, Patriotino Lages Rebelo (Bebé Rebelo). Passou a residir no município de Esperantina com esta família, onde foi criada como uma filha adotiva.

Casou com o senhor José de Ribamar Costa, de cuja união nasceram cinco filhos: Francisca Maria (professora), Anúzia (professora), Socorro de Maria (Assistente Social e Economista), José Yolanda (funcionário público) e Levi Cervantes Saavedra (autônomo).

Dos filhos vieram os netos: Maurilio (advogado), Marielle (Biomédica), Ananda (estudante), Juliana (estudante), Denise (estudante), João Lucas (estudante) e Yollemaria (estudante).

No período compreendido de 1985 a 1988 exerceu a função de Diretora do Colégio ‘David Caldas” em Esperantina. Já pleiteou uma vaga de vereadora na Câmara Municipal na campanha do ex-prefeito Manoel Lages Filho, pelo então PFL, onde não conseguiu lograr êxito.

Foi presidente do tradicional Clube Recreativo Princesa do Longá em Esperantina, onde conseguiu desempenhar um relevante trabalho.

Exerceu sua atividade profissional como professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino por 32 anos consecutivos até conseguir sua aposentadoria.

 

Deixe sua mensagem

Você precisa está logado para escrever um comentário.

Portal Rio Longá | Copyright © 2012-2014 | Todos os direitos reservados